O automóvel (do grego auto, por si próprio, e do latim mobilis, mobilidade) ou carro, como referência a um objecto responsável pela sua própria locomoção) é um veículo motorizado, com quatro rodas, geralmente destinado ao transporte de passageiros ou mercadoria, sendo um dos meios de transporte mais populares do mundo.
A definição abrange a todos os veículos com autopropulsão movido a combustão interna, que pode ser gerada por álcool, gasolina, gás, diesel, hidrogênio ainda em teste, biodiesel ou qualquer outra mistura de combustível, comburente e calor que provoque a combustão interna, ou híbrido, ou ainda os veículos terrestres que se locomovam por meio de motores elétricos ou a vapor com a finalidade de transporte de passageiros e carga. O automóvel dos dias de hoje dispõe, tipicamente, de um motor de combustão interna, de dois ou quatro tempos, propulsionado a gasolina, diesel ou álcool. No entanto, a sua constituição deve a inúmeras invenções em várias artes e ciências, como a física, matemática, design, etc .
Existem aproximadamente 600 milhões de passageiros de automóveis a nível mundial (cerca de um carro para cada onze pessoas). Em todo o mundo, havia cerca de 806 milhões de carros e caminhões leves na estrada em 2007, eles queimam mais de 1 bilhão de m³ (260 bilhões de galões) de gasolina/diesel e combustível por ano. Os números estão aumentando rapidamente, sobretudo na China e na Índia.
No contexto legal, a circulação automóvel encontra-se definida pelo código de estrada que pode variar entre países. Por exemplo, no Brasil, o automóvel encontra-se definido no Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro como um veículo de transporte até 8 passageiros, excluído o condutor e cujo peso não exceda 3500 kg
O Brasil é um dos primeiros países do mundo a fazer um protótipo de um carro. No ano 1919, a companhia Ford estava montando o carro Ford "T" em São Paulo. No ano 1925, a companhia Chevrolet fez o carro "Cabeça de Cavalo". Em 31 de março do ano de 1952, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Industrial (CDI) instalou a subcomissão de jipes, tratores, caminhões e autómoveis. Em 15 de Novembro do ano 1957, saía às ruas os primeiros carros fábricado no Brasil.
Entre os carros fabricados no Brasil, destacam-se: 1956 - Romi-Isetta, 1956 - Perua DKW-Vemag, 1957 - Kombi - Volkswagen, 1957 - Ford F-100 - Ford, 1957 - Jeep Willys, 1958 - Chevrolet Brasil, 3100 - Chevrolet, 1958 - Rural Willys, 1959 - Fusca - Volkswagen, 1959 - Simca Chambord, 1960 - Aero Willys, 1960 - FNM 2000 JK, 1961 - Willys Interlagos, 1962 - Karmann Ghia - Volkswagen, 1962 - Renault-Willys Gordini, 1964 - Chevrolet Veraneio – Chevrolet Pick Up, 1964 - GT Malzoni - Lumimari/Puma, 1965 - Brasinca GT 4200 Uirapuru, 1966 - Puma GT - Puma, 1966 - Willys Itamaraty, 1967 - Galaxie - Ford, 1968 - Corcel - Ford, 1968 - Opala - Chevrolet, 1969 - VW 1600, Variant, TL - Volkswagen, 1969 - Dodge Dart, 1969 - Puma GT4R - Puma, 1970 - Belina - Ford, 1970 - Puma GTE - Puma, 1971 - Puma GTS - Puma, 1971 - Dodge Charger, 1972 - SP1 - SP2 - Volkswagen, 1973 - Chevette - Chevrolet, 1973 - Maverick (automóvel) - Ford, 1974 - Brasília - Volkswagen,, 1974 - Passat - Volkswagen, 1975 - Chevrolet Caravan - Chevrolet, 1976 - 147 L - Fiat, 1977 - 147 Pick-up - Fiat, 1977 - Miúra, 1978 - 147 Rallye - Fiat, 1979 - Chrysler-Dodge Magnum e Le Baron, 1979 - 147 Álcool - Fiat, etc.
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